segunda-feira, 12 de abril de 2010

Introdução


A temática da identidade é sempre atual e constitui assunto de relevante importância para refletirmos sobre a construção de nossa identidade e as imagens construídas em torno dela. A cidade tem a vocação de potencializar identidades.
Desenvolveremos ao longo deste ano um projeto que possibilite a nossos jovens estudantes, verificarem que há uma relação direta entre eles, sua cidade e a formação de uma identidade. Observando que as identidades culturais estão fragmentadas e deslocadas, seja ela de etnia, sexualidade, classe ou nacionalidade, devido à diminuição de fronteiras provocada pela globalização.
A principal meta desse projeto, será significar a cidade visando o território em torno da escola como espaço que educa.
Concordando com a experiência da cidade de Barcelona é correto afirmar que uma cidade será educadora quando reconhecer, exercitar e desenvolver, além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assumir sua intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes... “A cidade como território de múltiplas possibilidades educativas (declaração de barcelona de 1990)”
Que cidade queremos?
Uma cidade: Educadora protetora saudável. Feita de pertencimentos. Pois uma cidade é soma de partes que representa a união de elementos biológicos, humanos, políticos e econômicos e não só imagens ideológicas com paisagens belas.
Cidades são criadas com contextos históricos específicos, ligados a interesses políticos e grupos determinados.
Abordaremos os conteúdos e vivências observando o seguinte:
O uso da tecnologia da comunicação para uma cidade educativa e educadora.
Pedagogia da cidade x cidade como pedagogia.
A concepção de Cidade Educadora, como um recurso educativo: passeios, visitas a museus, uso de equipamentos de diferentes tipos, atividades diversas envolvendo os cidadãos, conhecendo e analisando os territórios em torno da escola, numa perspectiva de múltiplos olhares.
O que defendemos?
Passar de uma concepção fundamentada na “pedagogia da cidade” para outra baseada na “cidade com a pedagogia”: cada agente (empresas, museus, meios de comunicação, famílias, associações, etc.) assume sua responsabilidade educativa no contexto de um projeto conjunto tendo como fulcro o sujeito e sua intervenção no ambiente, possibilitando a relação entre o conhecimento e a transformação social e cultural de onde o mesmo está inserido. Numa perspectiva de cooperação, de comunidade solidária e sustentável.
Currículo: escolha curricular que possibilite o aprendizado da cidadania
O currículo deve combinar saberes locais e globais no reconhecimento e valorização da identidade local e valorização do mundo (suas características climáticas, geográficas, políticas e sociais), desse modo alterar as perspectivas em relação ao currículo no sentido de garantir aprendizagens mais significativas que promovam a convivência ética e produtiva com o território, traduz a necessidade de se respeitar os saberes e competências que só o local produz. Assim, associar o conhecimento da realidade local (saberes que tradicionalmente cabe a escola socializar, como o uso da leitura e da escrita) é fundamental que as comunidade não fiquem restritas em seus micro territórios.
Profª Glauce Gouveia e Profª Vancleide Jordão

8 comentários:

  1. Aprovamos a ideia da construção deste projeto, para que juntos, possamos ampliar os nossos olhares sobre a nossa cidade.

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  2. Daniel e Toscano:
    Esse projeto que o colégio faz é bastante interessante, por isso o apoiamos. E achamos que isso vai nos possibilitar um conhecimento mais amplo sobre o Recife.

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  3. Acho que esse projeto cai ser muito bom e quero que possamos ver a cidade com um outro olhar.

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  4. Concordamos com as professoras e suas visões. Envolver cidade com pedagogia é de suma importância, afinal pedagogia é um assunto muito delicado em relação a educação dos jovens.

    Marília e Gabriela

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  5. Achamos que esse projeto que a escola está desenvolvendo é muito importante para a educação social dos jovens.

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  6. Achei essa ideia muito boa, pois com esse projeto poderemos ver o Recife com outro olhar.

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  7. Segurança nos lugares publicos:
    colocar policias trabalhando em lugares publicos, como, rua e paradas de onibus, pois isso evitaria muitos assaltos, e as pessoas não teriam prejuizos, nem correriam risco de morte.
    Outra solução é igualar as classes socias, pois a maioria dos assaltantes assaltam pela pobreza, e por ficarem se opção.

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  8. NO BAIRRO DE CASA FORTE ENCONTRAMOS MUITA DESIGUALDADE SOCIAL DE UM LADO GENTE BEM ELEGANTE INDO FAZER COMPRAS NO SHOPPING PLAZA E DO OUTRO LADO GENTE QUE NAO TEM DINHEIRO E FAVELAS SEM SANEAMENTO BASICO E SEGURANÇA ENQUANTO OUTROS MORAM EM APARTAMENTOS LUXUOSOS COM COMFORTO E SEGURANÇA.
    PEDRO MENDONÇA 7B

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