segunda-feira, 12 de abril de 2010

Como vai ser?

Durante o ano letivo de 2010, enfocaremos um estudo voltado para a história e as pessoas que vivem nos bairros próximos ao nosso. Dividiremos a abordagem da seguinte forma:
7ªs – Resgate da história e origem dos territórios ao redor do colégio: Casa Amarela, Casa Forte, Alto José do Pinho, Morro da Conceição.
8ªs – Conhecer e promover o diálogo com os bairros do entorno da escola (Casa Amarela, Casa Forte, Alto José do Pinho, Parnamirim, Morro da Conceição e Alto do Mandu) , possibilitando múltiplos olhares nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Elaborar um fórum com questões e contribuições de convidados (pais, pesquisadores,políticos etc..) que fomentem o debate.
As temáticas estudas nas comunidades serão norteadas pelos seguintes pontos:
- moradia
-educação
-saúde
-saneamento básico – coleta de lixo
-localização geográfica
-transporte
-áreas preservadas e lazer
-cultura local
-economia
-segurança e violência
-casos de superação
Objetivos do projeto
- Criar um contexto de aprendizagem onde o território em que a escola está situada se transforme em um espaço educativo, favorecendo múltiplas possibilidades de aprendizagem.
Propiciar a valorização dos saberes populares como saberes legítimos a serem trabalhados/incluídos no “currículo escolar” (implicação numa mudança cultural).
Possibilitar a articulação de diferentes campos e ações políticas para possibilitar o aprendizado coletivo e individual e o trabalho intersetorial (aproximação de áreas, temas e aparelhos públicos);
Desenvolver a escuta sensível e ativa das crianças e dos jovens como sujeito de direito na cena escolar.
Compreender a importância da requalificação urbana na perspectiva de recuperação do bairro como território de convivência cultural e social. Ou seja, trabalhar numa perspectiva em que os espaços do território sejam tratados considerando-se os aspectos ambientais, culturais, históricos e geográficos. E, acima de tudo, considerar seu potencial relacional e pedagógico;
Criar pontes entre a escola e a comunidade e construir redes de relações entre os saberes da comunidade e os saberes da escola = MOBILIZAR PARA A PROMOÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

3 comentários:

  1. estamos impressionados com o potencial que vocês possuem para escrever uma coisa tão significativa e importante para a sociedade atualmente!

    Matheus Dantas e Dora!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que não é fácil para todos fazer algo assim, mas fazer isso nos faz conhecer melhor o lugar onde moramos (o Brasil).

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, com esse blog poderemos ficar mais informados sobre o projeto que também está maravilhoso, assim poderemos ter algo mais dinamico no nosso dia-a-dia no colégio.

    Clara Vasconcellos e Gabriel Neves 7ªC

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!