quarta-feira, 2 de junho de 2010

Orientando nosso passos


Colégio Apoio
Disciplina: História / Informática
Professoras: Glauce Gouveia e Vancleide Jordão
Projeto: Pensar e Repensar, fazer e refazer: Múltiplos olhares sobre a cidade do Recife

“A cidade sempre exerceu uma espécie de fascinação sobre os seres humanos, ainda que a trajetória civilizacional tenha se iniciado no campo. De fato, as grandes transformações da vida coletiva somente foram possíveis quando homens e mulheres concentraram-se em espaços contíguos, trocando serviços e sentimentos.”( José Eustáquio Romão)

Orientando as atividades:
A principal meta desse projeto, será significar a cidade visando o território em torno da escola como espaço que educa.
Concordando com a experiência da cidade de Barcelona é correto afirmar que uma cidade será educadora quando reconhecer, exercitar e desenvolver, além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assumir sua intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes... “A cidade como território de múltiplas possibilidades educativas (declaração de barcelona de 1990)”
Que cidade queremos?
Uma cidade: Educadora protetora saudável. Feita de pertencimentos.
Como vai ser?
1- Elaborar um fórum com questões e contribuições de convidados (pais, pesquisadores,políticos etc..) que fomentem o debate.
As temáticas estudas nas comunidades serão norteadas pelos seguintes pontos:
- habitantes
- significado do nome do bairro
- histórica do bairro
- moradias
-educação
-saúde
-saneamento básico – coleta de lixo
-localização geográfica
-transporte
-áreas preservadas e lazer
-cultura local
-economia
-segurança e violência
-casos de superação
O projeto será desenvolvido em várias etapas:
Elabore o planejamento das atividades com sua equipe e entregue as educadoras responsáveis: Glauce e Vancleide
- Criação de Blogs
- Apresentação dos participantes
- Pesquisa
- Participação em fóruns permanentes de discussão
- Intervenção junto a comunidade (registro, relatório, fotos, filmes, conclusões)
- Produção Multimídia:
• Um programa de rádio (entrevistas, músicas, poesias, propagandas)
• Criação de curtas com uso de animação
• Vídeos e publicação dos mesmos no youtube
• Banco de dados, com textos imagens e gráficos sobre o território estudado
• Fotografia (história em pedaços)
• Coletânea (dentro do possível) de documentos históricos analisados
• Apresentação eletrônica no PowerPoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!