terça-feira, 13 de abril de 2010

E o Projeto iniciou!!





Foi com muita alegria e satisfação que hoje iniciamos o projeto.

A apresentação do tema, atividades e blog foi realizada com a participação dos alunos da 7ªB do Colégio Apoio. Todos estavam animados e participativos.
A presença das professoras Glauce Gouveia e Vancleide Jordão, garantiu a presença pedagógica e orientação necessária a um bom andamento do trabalho.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nosso E-mail


Prezados Alunos(as),

Este é nosso e-mail do projeto para uma comunicação atualizada e eficaz.

e-mail: estudandoacidade@gmail.com

Participe!!

Profª Glauce Gouveia e Profª Vancleide Jordão

Primeira Atividade


Problematização
Espaço para ser pensado por todos...


Converse com sua equipe e poste a problematização do nosso projeto aqui através de um comentário...

Cronograma

1. Apresentação do Projeto (documento) para os grupos.
Atividades:
 Leitura do projeto e construir uma problematização por dupla a partir do documento apresentado
8ª A – 14/04
8ª B – 14/04
7ª B – 13/04
7ª C – 13/04
2. 20/21- Pesquisa em dupla sobre os Bairros entorno da escola: Casa Forte (7ª B) / Casa Amarela (8ª A) Morro da Conceição / Alto José do Pinho. (8ª B) / Parnamirim (7ªC)
 Localização do Bairro no Mundo. (capturar no Google earth: terra/América do Sul/ Brasil / Recife / Bairro. (tecla print, PSP5)
3. 27/28-04 a 04/05-05
Grupo de quatro: Elaboração e Apresentação do Planejamento das atividades com cronograma

Atividades: Roteiros e planejamento no Word
- Criação de Blogs por sala/bairro
- Produção Multimídia:
• Um programa de rádio (entrevistas, músicas, poesias, propagandas)
• Criação de curtas com uso de animação
• Vídeos e publicação dos mesmos no youtube
• Banco de dados, com textos imagens e gráficos sobre o território estudado
• Fotografia (história em pedaços)
• Coletânea (dentro do possível) de documentos históricos analisados
• Apresentação eletrônica no PowerPoint
4. Pesquisa Internet, Biblioteca, Jornais e Revistas, IBGE, in loco
Temáticas
 Moradia/educação
 saúde/saneamento básico – coleta de lixo
 localização geográfica /áreas preservadas e lazer
 transporte
 cultura local/economia /segurança e violência /casos de superação
Bibliografia
- Cidade Educadora
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=3209Publicado
em 02/04/2004 - 02:00
Por José Eustáquio Romão
- A relação escola-cidadmente garante uma Cidade Educadora?
Natacha Costa
http://aprendiz.uol.com.br/content/shosloswep.mmp

Objetivos junto aos alunos

O projeto deve ser um fórum de discussão permanente que possibilite aos alunos:
Definir o que é território
Mostrar-se aberto, disponível, criativo, gregário e flexível (mas sempre firme em sua intenção de gerar transformações que elevem a qualidade da educação.
Ter capacidade para ler a realidade, acessar e processar informações, fazer articulações, identificar problemas prioritários, planejar ações definir metas;
Desenvolver capacidade para empreender e intervir na realidade;
Desenvolver capacidade para analisar resultados e avaliar ações.
Público alvo
Estudantes do ensino fundamental e educadores de diferentes disciplinas.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em várias etapas:
- Apresentação dos participantes
- Pesquisa
- Participação em fóruns permanentes de discussão
- Criação de Blogs
- Produção Multimídia:
• Um programa de rádio (entrevistas, músicas, poesias, propagandas)
• Criação de curtas com uso de animação
• Vídeos e publicação dos mesmos no youtube
• Banco de dados, com textos imagens e gráficos sobre o território estudado
• Fotografia (história em pedaços)
• Coletânea (dentro do possível) de documentos históricos analisados
• Apresentação eletrônica no PowerPoint
• Roteiros e planejamento no Word

Como vai ser?

Durante o ano letivo de 2010, enfocaremos um estudo voltado para a história e as pessoas que vivem nos bairros próximos ao nosso. Dividiremos a abordagem da seguinte forma:
7ªs – Resgate da história e origem dos territórios ao redor do colégio: Casa Amarela, Casa Forte, Alto José do Pinho, Morro da Conceição.
8ªs – Conhecer e promover o diálogo com os bairros do entorno da escola (Casa Amarela, Casa Forte, Alto José do Pinho, Parnamirim, Morro da Conceição e Alto do Mandu) , possibilitando múltiplos olhares nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Elaborar um fórum com questões e contribuições de convidados (pais, pesquisadores,políticos etc..) que fomentem o debate.
As temáticas estudas nas comunidades serão norteadas pelos seguintes pontos:
- moradia
-educação
-saúde
-saneamento básico – coleta de lixo
-localização geográfica
-transporte
-áreas preservadas e lazer
-cultura local
-economia
-segurança e violência
-casos de superação
Objetivos do projeto
- Criar um contexto de aprendizagem onde o território em que a escola está situada se transforme em um espaço educativo, favorecendo múltiplas possibilidades de aprendizagem.
Propiciar a valorização dos saberes populares como saberes legítimos a serem trabalhados/incluídos no “currículo escolar” (implicação numa mudança cultural).
Possibilitar a articulação de diferentes campos e ações políticas para possibilitar o aprendizado coletivo e individual e o trabalho intersetorial (aproximação de áreas, temas e aparelhos públicos);
Desenvolver a escuta sensível e ativa das crianças e dos jovens como sujeito de direito na cena escolar.
Compreender a importância da requalificação urbana na perspectiva de recuperação do bairro como território de convivência cultural e social. Ou seja, trabalhar numa perspectiva em que os espaços do território sejam tratados considerando-se os aspectos ambientais, culturais, históricos e geográficos. E, acima de tudo, considerar seu potencial relacional e pedagógico;
Criar pontes entre a escola e a comunidade e construir redes de relações entre os saberes da comunidade e os saberes da escola = MOBILIZAR PARA A PROMOÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Introdução


A temática da identidade é sempre atual e constitui assunto de relevante importância para refletirmos sobre a construção de nossa identidade e as imagens construídas em torno dela. A cidade tem a vocação de potencializar identidades.
Desenvolveremos ao longo deste ano um projeto que possibilite a nossos jovens estudantes, verificarem que há uma relação direta entre eles, sua cidade e a formação de uma identidade. Observando que as identidades culturais estão fragmentadas e deslocadas, seja ela de etnia, sexualidade, classe ou nacionalidade, devido à diminuição de fronteiras provocada pela globalização.
A principal meta desse projeto, será significar a cidade visando o território em torno da escola como espaço que educa.
Concordando com a experiência da cidade de Barcelona é correto afirmar que uma cidade será educadora quando reconhecer, exercitar e desenvolver, além de suas funções tradicionais (econômica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assumir sua intencionalidade e responsabilidade cujo objetivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes... “A cidade como território de múltiplas possibilidades educativas (declaração de barcelona de 1990)”
Que cidade queremos?
Uma cidade: Educadora protetora saudável. Feita de pertencimentos. Pois uma cidade é soma de partes que representa a união de elementos biológicos, humanos, políticos e econômicos e não só imagens ideológicas com paisagens belas.
Cidades são criadas com contextos históricos específicos, ligados a interesses políticos e grupos determinados.
Abordaremos os conteúdos e vivências observando o seguinte:
O uso da tecnologia da comunicação para uma cidade educativa e educadora.
Pedagogia da cidade x cidade como pedagogia.
A concepção de Cidade Educadora, como um recurso educativo: passeios, visitas a museus, uso de equipamentos de diferentes tipos, atividades diversas envolvendo os cidadãos, conhecendo e analisando os territórios em torno da escola, numa perspectiva de múltiplos olhares.
O que defendemos?
Passar de uma concepção fundamentada na “pedagogia da cidade” para outra baseada na “cidade com a pedagogia”: cada agente (empresas, museus, meios de comunicação, famílias, associações, etc.) assume sua responsabilidade educativa no contexto de um projeto conjunto tendo como fulcro o sujeito e sua intervenção no ambiente, possibilitando a relação entre o conhecimento e a transformação social e cultural de onde o mesmo está inserido. Numa perspectiva de cooperação, de comunidade solidária e sustentável.
Currículo: escolha curricular que possibilite o aprendizado da cidadania
O currículo deve combinar saberes locais e globais no reconhecimento e valorização da identidade local e valorização do mundo (suas características climáticas, geográficas, políticas e sociais), desse modo alterar as perspectivas em relação ao currículo no sentido de garantir aprendizagens mais significativas que promovam a convivência ética e produtiva com o território, traduz a necessidade de se respeitar os saberes e competências que só o local produz. Assim, associar o conhecimento da realidade local (saberes que tradicionalmente cabe a escola socializar, como o uso da leitura e da escrita) é fundamental que as comunidade não fiquem restritas em seus micro territórios.
Profª Glauce Gouveia e Profª Vancleide Jordão